quarta-feira, 30 de junho de 2010

Vereadores aprovam projeto que declara de utilidade pública o Capítulo Paz e Progresso da Ordem DeMolay

A entidade sem fins lucrativos Capítulo Paz e Progresso, da Ordem Demolay, ligada a Maçonaria, foi declarada de utilidade pública. Os vereadores de Birigüi aprovaram por unanimidade projeto de lei que trata do assunto. A propositura é de autoria do vereador Dr. Elias.
A entidade sem fins lucrativos Capítulo Paz e Progresso, da Ordem Demolay, foi declarada de utilidade pública. Os vereadores de Birigüi aprovaram por unanimidade na última sessão da Câmara o projeto de lei 79/2010, que declara de utilidade pública a entidade ligada a Maçonaria.
A propositura é de autoria do 2º Secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal, vereador Elias Antônio Neto, o Dr. Elias. “O Capítulo Paz e Progresso desenvolve ações filantrópicas e fraternais coordenadas por jovens do sexo masculino entre 12 e 21 anos. Fundada nos Estados Unidos em 1919, passou a ser patrocinada pela Maçonaria em 1921”, explicou.
A Ordem é inspirada na história de Jacques De Molay 23º e último Grão-Mestre da Ordem dos Templários, perseguido pela Inquisição da Igreja Católica e executado por ordem do Rei Filipe IV da França, acusado arbitrariamente de heresia e infidelidade à Igreja e ao Rei.
O Capítulo Paz e Progresso da Ordem DeMolay foi fundado em maio de 1998 e instalado em outubro de 2008. Patrocinado pela Loja Maçônica Paz e Progresso de Birigüi, há 12 anos vem atuado na formação de líderes a sociedade e colaborando com a sociedade birigüiense e do Brasil.
Sediada na Praça James Mellor, 48, no centro de Birigüi, a entidade é uma organização discreta, que realiza o bem, promovendo ações filantrópicas no município.
Segundo Dr. Elias, há cerca de 2 milhões de membros em todo o mundo e mais de 100 mil no Brasil. “O DeMolay, que completa 21 anos, é denominado Sênior DeMolay e passa a acompanhar os trabalhos da Ordem através da Associação DeMolay Alumni. No Brasil, distribuídos em mais de 700 capítulos, os milhares de DeMolays regulares de todos os estados da federação se reúnem freqüentemente”, destacou Elias.
No dia 19 de janeiro de 2010 o presidente da República Luis Inácio Lula da Silva, através da Lei 12.208, instituiu o dia 18 de março como o Dia Nacional do DeMolay. Já no Estado de São Paulo existe uma Lei que institui o dia 19 de março como o Dia Estadual do DeMolay.
Sendo uma entidade pública, o Capítulo DeMolay em Birigüi poderá buscar mais recursos e com isso aumenta sua responsabilidade com a sociedade. É uma grata satisfação a aprovação do projeto, pois é o reconhecimento da Câmara em relação ao trabalho competente realizado pela entidade”, completou Dr. Elias. (TL)

Nenhum comentário: