As viagens são sempre uma surpresa para todos aqueles que estão na liderança de uma entidade! Você nunca sabe o que realmente espera, e sempre é complicado saber como ajudar e não atrapalhar, pois todos querem dar e ter sua atenção, mas em Espirito Santo do Pinhal foi diferente!Depois da emoção de Sorocaba, e a pernoite em Campinas, as lideranças estaduais, mais as companhias do Ir.Toshio, André Cabral, Bruno Freitas e Tayná com sua família (moçadinha bacana), chegamos na cidade pacata e gentil de Espirito Santo do Pinhal.
Conheci as entidades beneficiadas, todas com barracas, falei com os escoteiros, enfim com quase todos, afinal, a cidade inteira estava lá!

Fomos primeiro comprar nossos mantimentos, pois para entrar era necessário e prazeiroso doar comida como ingresso, chegamos no estádio, ao olhar para a cidade, a vi com montanhas próximas, uma cidade bonita. Tenho certeza que os habitantes podem não achar, mas eu gostei!
No estádio encontramos todos trabalhando, um encontro gostoso e sereno, e sabe o que é melhor? Não ficaram preocupados com a gente, pudemos aproveitar e conversar com o pessoal, conhecer novas pessoas, como chegamos cedo, fomos almoçar junto com alguns membros da Esquadrilha da Fumaça, pessoal que trabalha em terra. Foi um prazer, além de simpáticos, são pessoas comuns, mas que com aquela "farda" chamaram a atenção da cidade inteira.
E as lideranças locais, como ficaram? Estavam todas trabalhando, o que é mais bonito! Gente empenhada, eu mesmo presenciei nosso MCE-Adjunto, que é atual Mestre Conselheiro do seu Capítulo, correndo para trabalhar e fugindo da reportagem de TV local. Eu não pude ainda falar para o Xandy, o que o Tio Mansur falou pra mim no dia seguinte da posse. A liderança também tem o ônus da fala. Apesar da maioria entender isso como bônus, e exageram...
Conheci as entidades beneficiadas, todas com barracas, falei com os escoteiros, enfim com quase todos, afinal, a cidade inteira estava lá!Antes de começar, fomos alertados, faríamos o hasteamento das bandeiras, e eu, e o Ir.MCE Fábio Okamoto Jr., fomos convidados para estarmos diante da bandeira de nossa Ordem, Tio Toshio Furukawa com a do Brasil, enquanto os escoteiros faziam a guarda. Confesso que ver a bandeira subir da Ordem DeMolay, foi uma das melhores emoções da minha vida!
Ver aquele monte de gente reverenciar nossa bandeira, junto com a do Brasil e da cidade, foi fantástico.
Encontramos vários irmãos de várias cidades, mas o que mais me tocou, foram as crianças e seus pais, os olhos delas, algo fantástico e vê-las falando a palavra DeMolay, puxa que coisa diferente!
O show quando começou depois do suspense de uma pequena chuva, foi mais emocionante! Já havia assistido a apresentação deles em Barretos, mas num evento DeMolay, com uma cidade parada para presenciar o fato, foi mais uma emoção.
Olha em volta, no meio do público, foi gratificante. Ao Capítulo aniversariante, meu respeito e admiração, pois poderiam apenas comemorar seus 8 anos com um belo churrasco, mas foram isso que eles quiseram? Não.
Ao voltar para casa, pegar mais de 3 ônibus e pegar carona com o Tio Toshio, foi o melhor, poder compartilhar de sua amizade é algo majestoso, e ainda brincar com o "maior comedor de banana" que conheço. Perguntem para ele!
Vim de Pinhal, com a sensação que estamos em todos os lugares, para mudar e ajudar a sociedade como um todo, e desejei no canto do estádio no momento quando não pude conter as lágrimas, que cada Capítulo de São Paulo possa promover coisas grandiosas como aquela, unindo diversão, cidadania e caridade!

