quinta-feira, 17 de maio de 2007

Expansão: Sorocaba, o início de uma conquista!


Eu sempre sonhei que pudesse aumentar minha região, algo que desde que comecei na liderança adulta não consegui! Primeiro ocupei no primeiro mandato do Grande Capítulo, a Delegacia Macroregional, onde cuidei do processo eleitoral da Sétima e Oitava Regiões, ainda novo na maçonaria mas com regiões que trabalham tranquilo e não foram contaminadas por um processo nada sucessivo e político como algumas regiões da época.

Trabalhei como pude, e acabei sendo indicado para compor o Grande Capítulo, sendo eleito já em Epitácio, como Segundo Grande Mestre Adjunto, depois Adjunto e hoje à frente da batalha.

Administrativamente sempre me envolvi e viajei para conhecer o Estado, como também servi muitas vezes como "bombeiro" de situações regionais que cabiam uma intervenção branca, ou seja, orientadora. Foi uma experiência inegável. Mas não tive a experiência de Oficial Executivo, algo que me falta na minha formação, como também na prática me facilitaria muito hoje a entender porque algumas regiões interagem menos que as outras com o restante do Estado.

Esse é um dos motivos que estamos investindo na quarta vela, o companheirismo, o programa é justamente para "quebrar" isso.

Ver o final de um trabalho como aconteceu em Sorocaba, depois de tanta luta de vários irmãos, algo perene e com mais de um ano e meio, realmente é merecedor de todos os louros. A incompreensão de algumas Lojas Maçônicas de que apostando no DeMolay estarão apostando na extensão da maçonaria, já que os jovens apesar de não garantidos, poderão futuramente estar em suas fileiras, como também abrigar jovens de sua comunidade para produzir algo para suas vidas, como também muito para a sociedade.

Estar em Sorocaba foi primoroso, encontrar meninos eufóricos (da região) pela conquista, como também os olhares curiosos dos que naquele dia estavam se filiando nesta Ordem.

Estar ali, representando o Grande Capitulo com o Ir.Fábio Okamoto Jr., como também a presença do Ir.Fábio Morgado (Presidente da Alumni SP) que já é da casa, mas só o coração dele pode dizer como estava feliz onde ele plantou uma das sementes essenciais daquela obra.

Entre todos os discursos, escolhi fazer um enfático, duro e demonstrar depois de tantas falas que "não existe separação para mim", eu disse francamente, que ela existe e que precisamos enfrentá-la para acabar com essa cisão que "não foi nós que fizemos".

Um dia poderei expor meus sentimentos sobre a divisão aqui, sobre o que sofri e como foi minha passagem por aquele período difícil da Ordem DeMolay Paulista.

Sorocaba, bem vindo ao Grande Capítulo da Ordem DeMolay!

2 comentários:

Anônimo disse...

E ai Cleber! Bom, passei por aqui pra parabenizar o blog com este comentário. Gostei da idéia inovadora de traçar a trajetória de sua gestão no blog. Parabéns.
Quando puder, dê uma passadinha pelo meu: www.blogdokirino.blogger.com.br

Preciso ver se mudo pro blogger.com , nesse blogger do meu blog os templates são um pouco barrosos! heahehae. Tenho um que fiz de teste tb, acessa ai: www.teatrodossonhos.blogger.com.br

Um abraço!
Kirino.

Anônimo disse...

Realmente sensacional a emoção que tivemos em Sorocaba. Saber que uma semente, que demorou para germinar, porém nos proporcionou este belo fruto.
Sorocaba está aí para provar que a perseverança é a chave para o encontro de novos desafios!

Abraços!

Fabio Morgado